HÉRNIA DE DISCO NOS ANIMAIS





Você sabia que seu bicho está sujeito a ter hérnia de disco? O problema se manifesta nos animais assim como nos seres humanos mas, no caso dos pets, a hérnia tende a aparecer com a chegada da idade (a partir dos cinco anos) e com o ganho de peso.

Na coluna, há discos cartilaginosos em forma de anel que ficam entre as vértebras e evitam o atrito entre elas. Quando esses discos se desgastam, podem acabar se rompendo e pressionando a medula. Essa degeneração pode inflamar e virar uma hérnia.



Os sintomas são bem fáceis de identificar. Na maioria das vezes, o bicho perde agilidade, se locomove menos e em casos mais graves, pode até parar de andar.

Segundo o veterinário Marcelo Quinzani, a doença não tem cura, mas há tratamentos que incluem repouso, analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos mais graves, é preciso fazer um procedimento cirúrgico. O tipo de tratamento vai depender da gravidade do caso e dos sinais clínicos envolvidos.

– Quando o animal tem crise de dor por hérnia de disco, a primeira indicação é o repouso. Em seguida, o dono deve procurar um médico veterinário. Deixar o bicho confortável é muito importante para controlar a dor.

O veterinário afirma que há como prevenir a doença:

Rampas de Acesse são fundamentais para prevenir futuras lesões na coluna,articulações,etc
Veja AQUI

– Deve-se controlar o peso e as atividade físicas mais bruscas, como subir e descer escadas, saltar nos móveis, etc.

Peitoral para cães com problemas de locomoção temporario
Veja mais AQUI
Se não tratada, a hérnia pode evoluir e prejudicar demais o bicho. Dependendo do local da hérnia e do comprometimento medular, é muito comum perder os movimentos dos membros pélvicos ou mesmo de todos os membros.

– A procura do médico veterinário deve ser imediata e o bicho mantido em repouso.

Se o seu bicho estiver com este problema controle seu peso, tente fazê-lo repousar e não dispense o tratamento médico e/ou cirúrgico. Como não existe cura, a acupuntura para o controle da dor em longo prazo pode ser uma boa opção.

Opções de tratamento.
Veja mais AQUI

Por Helena Dias, do R7
Fonte:http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/animais-tambem-sofrem-com-hernia-de-disco-20091210.html

ENTENDA O QUE É A HÉRNIA DE DISCO:

A coluna vertebral dos animais é composta por vértebras cervicais, torácicas, lombares, sacrais e caudais (coccígeas), conforme podemos observar nessa figura: 


As vértebras permanecem unidas umas às outras por meio dos discos intervertebrais e dos ligamentos. Cada um dos discos intervertebrais é composto de um núcleo pulposo e envolvido por um anel de fibras cartilaginosas. As figuras abaixo permitem uma melhor visualização das estruturas: 

Há dois principais tipos de hérnia de disco em cães:
– Tipo I: quando há uma degeneração e ruptura do anel fibroso dorsal, fazendo com que o núcleo pulposo saia e vá até a medula, comprimindo-a. É mais comum em raças condrodistróficas como o teckel, mas também pode ocorrer em qualquer outra raça. Veja a figura abaixo:

– Tipo II: nesse tipo de herniação, não há a ruptura do anel fibroso, apenas um abaulamento do disco intervertebral. Na figura abaixo, o tipo II é ilustrado na figura “protusa”. O tipo I é a “extrusa”:
Os gatos também podem apresentar hérnia de disco, porém com menor frequência do que os cães. A compressão da medula geralmente é causada por fatores traumáticos (atropelamentos, quedas, saltos) e influenciada por fatores genéticos (como a coluna alongada dos cães da raça teckel).
PARA CONTINUAR LENDO ESSA MATÉRIA,ACESSE: :http://reabfisioanimal.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
Anúncios
Esse post foi publicado em Cães e Gatos, ortopedia, Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para HÉRNIA DE DISCO NOS ANIMAIS

  1. Cecília disse:

    Super post. Parabéns, bjks Cecília Amodeo.

  2. DENISE DECHEN disse:

    Muito obrigada,Cecília!
    Bjos! ;D

  3. Luciana disse:

    Sua explicação está claríssima! Excelente post! Seu trabalho é inestimável!bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s