PIOTÓRAX – COMUM EM GATOS PORÉM CÃES TAMBÉM PODEM SER ACOMETIDOS

Piotórax refere-se à presença de fluido inflamatório (pus) dentro da cavidade do  peito

O que provoca piotórax?
piotórax é geralmente causada por uma infecção bacteriana na cavidade torácica.
É comum, o pus está presente em ambos os lados do peito embora ocasionalmente apenas um lado será afetado. A fonte da infecção é raramente encontrados embora possíveis causas incluem:
1. Feridas que penetram à parede torácica. (mordedura de cães, objetos penetrantes…)
2. Ferimentos  de estruturas internas, como  esôfago (por tubo de alimentação) ou traquéia , especialmente após a ingestão ou inalação de um corpo estranho .
3. Migração de corpo estranho, como uma semente de grama que entrou para local indevido
4. Extensão da infecção a partir de uma infecção pulmonar (pneumonia).



Quais são os sinais clínicos observados com piotórax?
-respiração rápida e superficial (que pode ser doloroso)
-depressão,
-letargia
Outros sinais da doença, como relutância em comer são vistas na maioria dos gatos com piotórax. A gravidade destes sinais é extremamente variável e gatos podem  morrer de repente, sem ter tido todos os sinais anteriores da doença.
Gatos com piotórax geralmente têm uma alta temperatura que contribui para alguns dos sinais clínicos observados. A falta de ar é causada pela presença de líquido no peito que impede que a expansão normal dos pulmões.

Como é feito o diagnóstico da piotórax ?
Exame clínico por um médico veterinário pode fornecer uma indicação de fluido dentro do peito particularmente em escuta da caixa com um estetoscópio. Em casos graves, pode ser necessário drenar o peito imediatamente.

Em alguns casos ligeiramente afetados, raios-x podem ajudar a demonstrar a presença de fluido no peito. A sedação do gato pode ser necessária para permitir a drenagem do tórax. Na maioria dos casos o pus pode ser drenado a partir de um lado do peito, embora possa ser necessário drenar ambos os lados, em alguns gatos. Por vezes, o fluido está presente em “bolsos” e drenagens múltiplas devem ser executadas.
Amostras do fluido podem ser enviadas para um laboratório para a cultura bacteriana de modo que o organismo responsável  pode ser identificado e determinado o uso de um antibiótico apropriado. Nos casos de piotórax onde nenhum causa óbvia é determinada, é recomendável que o gato seja testado para a leucemia felina e Feline Vírus da Imunodeficiência.
Como  tratar a Piotórax?
Drenagem do fluido infectado desempenha um papel importante no tratamento desta condição.
A drenagem pode ser necessária em várias ocasiões ao longo do processo. No período inicial do tratamento e em alguns casos, um dreno no peito permanente pode ser inserido cirurgicamente permitindo a drenagem do tórax e administração de antibióticos na cavidade torácica. Os fluidos podem também ser administrados através do tubo de “lavagem” e aspiração contínua ou periódica do conteúdo pleural. Este tubo pode ser deixado no lugar durante vários dias para permitir a execução destes procedimentos. O tratamento com antibióticos por via oral também é essencial, e pode ser preciso manter o tratamento por várias semanas.
Em alguns animais doentes, o tratamento de suporte com fluidos intravenosos também pode ser necessário em estágios iniciais.

É possível ver neste vídeo como é feito o procedimento de drenagem do fluido

Quais são as perspectivas de longo prazo para um gato com piotórax?
Isso depende da causa da doença. Nos casos em que doenças subjacentes não são encontradas, a perspectiva geralmente é muito boa, desde que o gato sobreviva nas fases críticas iniciais. Infelizmente, alguns gatos morrerão nas fases iniciais da sua doença. Naqueles gatos que sobrevivam, as complicações são raras e as perspectivas em longo prazo são boas.
Por, Darren L. Goucher, DVM
       Dusty B. Goucher, DVM
The Staff of the Animal Hospital of Fate
Fonte : http://www.ahfate.com/FelinePyothorax.html


Dica: visite o excelente http://medfelina.blogspot.com.br/ do Dr Reginaldo Pereira, MV especialista em felinos, lá você encontra muitas dicas de saúde para os bichanos 

PIOTÓRAX EM CÃES.
Quadro clínico,sintomas e procedimentos são semelhantes ao do gato.


Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s