QUE SEGREDOS ESCONDEM A COR DA PELAGEM DE UM GATO?

http://www.ebsqart.com/
Você sabia que a pelagem do gato pode indicar se ele é imune a uma determinada doença,qual o seu sexo,se é estéril ou não?
A Daniela Xavier é apaixonada e uma estudiosa de gatos,e é ela quem escreve aqui sôbre esse tema fascinante.
Os gatos pretos são imunes ao vírus do HIV Felino 
Sexta feira 13 , gatos pretos, lendas e preconceitos , alguém sabe o que de fato é o gato preto?
É apenas o gene da coloração onde o preto prevalece, aliás esse gene traz muita sorte para esses gatos, pois,pesquisas em andamento apontam para a conclusão que a maioria absoluta dos gatos pretos são imunes a FIV,apenas 1% deles desenvolverão a doença.No caso dos “falsos pretos” (quando o gene dominante não é o preto) eles podem também desenvolver a FIV.
Os estudos seguem mas os resultados praticamente conclusivos apontam nesta direção.
A única coisa que os pesquisadores sabem responder, é que o gene da coloração sofre uma mutação que torna o gato preto imune a essa doença.

Os siameses sofrem uma mutação que causa um tipo de albinismo parcial e é essa mutação a responsável pela coloração escura nas extremidades e clara no resto do corpo do gato

O que pouca gente sabe, é que no caso dos Siameses estes gatos sofrem uma mutação que causa um tipo de albinismo parcial e é essa mutação a responsável pela coloração escura nas extremidades e clara no resto do corpo do gato, não  apenas no siâmes, mas esse “defeito”, acomete também, os carinhosamente chamados de Sialatas (vira-latas misturados com siâmeses), birmâneses, ragdolls e outros.


Ainda falando de mutações e genes defeituosos, gatos tricolores e escaminhas sempre serão fêmeas porque somente essas possuem 2 cromossomos X, onde está localizado o gene da cor e cada um pode carregar uma coloração diferente da outra, por isso as fêmeas podem apresentar amarelo e preto na pelagem e tb a cor branca (o branco é a única cor que é determinada por outro gene em vez do cromossomo e há nos machos e fêmeas), assim as fêmeas podem ser tricolores ou escamas e os machos com seu cromossomo xy podem ser no máximo bicolores.  

Gatinha tricolor

Gata Escaminha




Gato Bicolor

Mas existem machos escamas ou tricolores, esses são resultados de um “defeito” genético muito raro e possuem cromossomos xxy ou invés de apenas xy, está anomália é tão rara que apenas 0,1% dos machos que nascem são tricolores ou escamas e são estéreis.


 Uma fêmea totalmente amarela é raríssimo
Outra curiosidade  é que uma fêmea totalmente amarela é rarissimo, apesar de não ser uma anomália, o fato ocorre porque a gata necessita que seus dois cromossomos X sejam amarelos, pois essa não é uma cor predominante, se um dos cromossomos for de outra cor a gata poderá ser de qualquer cor, menos 100% amarela, é essa ocorrência que determina o por que é tão natural ver um macho amarelo e tão raro encontrar uma fêmea inteira nessa cor.

Lindo gatão amarelo
Outra curiosidade,a grande maioria dos gatos brancos com olhos azuis são surdos porem,nem todos são surdos,há gatos brancos com olhos azuis que ouvem.
que acontece é que o gene da coloração branca causa ocasionalmente (qdo atinge as orelhas) uma degeneração na parte interior do ouvido a coclea logo após o nascimento do gatinho.


Esse gene pode atingir os dois ou apenas um ouvido, mas gatinhos surdos se viram muito bem e se tornam ótimos gatinhos de companhia como outro qualquer.

Gatos brancos com olhos laranja não têm essa deficiência .

E aí,gostaram?
Valeu Dani ! ;D



*Mecanismos de determinação dos tipos de sexos





É o mecanismo da espécie humana e aparentemente em todos os outros mamíferos, no qual a presença do cromossomo Y determina a masculinidade.

O sexo, nestes casos, é caracterizado por:
  • Fêmeas: Apresentam em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XX e produzem apenas um tipo de gameta, com cromossomo X
  • Machos: Apresentamem suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XY e produzem dois diferentes gametas, X e Y.
Fonte :

Esse post foi publicado em Curiosidade, Gatos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para QUE SEGREDOS ESCONDEM A COR DA PELAGEM DE UM GATO?

  1. Dalton Jr disse:

    ahhh
    muito legal isso, sempre ouvi que não existiam machinhos tricolores mas achava que era mito

  2. DENISE DECHEN disse:

    Muito interessante não é Dalton ? E quando acontece de nascer um ele é estéril. ;D

  3. Nem sempre um macho escama é estéril. Mas se for fértil não passará a cor preta e vemelha e sim apenas uma destas cores. Ou ele vai se comportar como preto ou como vermelho .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s