EMERGÊNCIA :O QUE USAR NAS ÁREAS ESFOLADAS OU QUEIMADAS ?


Quando os primeiros socorros são prestados de maneira correta,além de contribuir e muito para a recuperação do animal,também exerce um grande papel ao minimizar a dor e o sofrimento na hora dos primeiros curativos.
Saiba o que usar e o que NÃO deve ser usado na hora do resgate em ferimentos que futuramente terão de ser limpos e avaliados.
Tenha em mente que tudo que é espesso e gorduroso ,grudento de difícil de remoção ( como unguentos e pomadas) na hora do veterinário avaliar e tratar,só atrasa o atendimento e infringe enorme sofrimento ao animal.

Bom para situações que não exijam  remoção e limpesa de ferimentos,como afastar moscas, nunca para ferimentos extensos ou ainda que tenha de ser removido para avaliação e curativo, muito grudento  sua remoção causa  sofrimento desnecessário ao animal

 HIPOGLÓS
É útil em situações como quando o animal está assado de tanta diarréia porem,  é grosso, difícil de remover, o cachorro senta no chão, grama, terra…… tem que limpar fica difícil .
Em lesões como esfolamento e queimaduras que exijam curativos Nunca devem ser usados,pois a sua difícil remoção judiará muito do bicho

Outro tipo de produto que deve ser evitado são os spray, geralmente deixam o ferimento colorido de tal forma que torna inviável um exame mais preciso da situação (isto inclui aquelas Bicheiras profundas em que acabam prejudicam na remoção das larvas)

SPRAY ROXO 
NUNCA JAMAIS EM TEMPO ALGUM SE USA EM ANIMAIS DE PEQUENO PORTE (  até dog alemão é pequeno porte)  feito para aplicação em bois e vacas… é MUITO TÓXICO PARA cães e gatos…..

O SPRAY PRATA
ou mesmo o
SPRAY PEARSON são bons para afastar moscas, mas tem que reaplicar com frequencia. Pode ser usado normalmente em ferimentos leves, porém em profundos (como grandes bicheiras ou ferimentos que ainda vão ser limpos e avaliados) deve ser evitado para que não seja necessário futucar ainda mais os machucados




Sempre que uma grande área da superfície da pele é perdida seja por queimaduras ou atrito com asfalto onde é necessário ser protegida com um pano na hora do transporte,lembrem-se:
– o tecido deve estar limpo
– ser leve (um lençol) 
– NUNCA conter fiapos,pois esses grudam na ferida
– estar molhado em agua limpa (no caso de queimaduras ela deve ser fria e no esfolamento temperatura ambiente ou um pouquinho morna )
– ou quando não tiver acesso a água, faça uso do Gel KY, sua composição a base de água não permite que o tecido grude à ferida e é de fácil remoção (veja a seguir)
Agora a grande surpresa, usado nos kits de primeiros socorros de socorristas americanos está o Gel conhecido por seu uso Ginecológico o KY!
Sim ele é perfeito para esses casos onde haja grandes lesões a serem limpas e tratadas.
“aprendi um truquinho no curso de primeiros socorros caninos….quando o ferimento (por queimadura, ou abrasão de asfalto, ou algo extenso e complicado) precisa ser coberto para o animal ser transportado, e às vezes a gente não tem água limpa à mão…. use sempre aquelas geléias K-Y (lubrificantes ginecológicos) porque são estéreis, à base d´água ( não tortura o animal ou atrasa o atendimento para ficar removendo coisas oleosas) e não deixa que o material que vai ser usado grude……..Tem gente que não usa porque fica com vergonha de encomendar, acredita ? Mas a base é agua, não sacrifica o animal prá tirar…  “(Susan Maciel) 
(*) O KY,é estéril porque foi feito para uso ginecológico. A base é água, sai com limpeza simples, não precisa ficar esfregando ou aplicando óleos para retirar (como a pasta d´água que é grossa, e o hipoglós que é um grude só) então, teríamos como primeiro benefício a facilidade de remoção, a não irritação do local ferido ao remover, ao não usar nada a não ser água ou soro para tirar, não arriscamos uma camada de óleo que impediria o local de secar, respirar ou, na pior das hipóteses, faria uma barreira tipo filme impedindo os medicamentos indicados de penetrarem a pele.
(Por Susan Marciel,que possui enorme experiência em resgate de animais nas situações mais críticas)

Mais dicas da Susan:


“num ferimento grave, que precisa ser visto por vet, a gente tenta dar uma limpada básica com soro (uso o ringer com lactato, muito suave para a pele, mas pode ser do comum), sem esfregar, futucar, nada. Pego uma pinça e tiro pedaços que eu consiga retirar ( farpas, cacos, pedacinhos de asfalto, fiapos, coisas assim), lavo de novo e passo delicadamente 
o KY ( *) e depois um lençol, gaze, pano limpo, qualquer coisa que não o algodão, que costuma deixar fiapos. E corro prá clínica”

Ringer com lactato

SUGESTÃO DE UM KIT DE 1ºs SOCORROS :

TENHA SEMPRE EM MÃOS:

• algodão
• soro fisiológico
• Gel KY
• gaze
• esparadrapo /micropore
• água boricada
• ataduras
• spray repelente para insetos de uso específico pet
• tesoura de uso exclusivo do animal
• Pinça
• luva
• Corda macia de algodão para improvisar focinheira 
• medicamento cicatrizante
• medicamento com finalidade antibiótica

(Converse com um veterinário de sua confiança sobre quais medicamentos acrescentar)







Esse post foi publicado em Cães e Gatos, Dica, Resgate, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s