VITILIGO – ANIMAIS TAMBÉM PODEM SER ACOMETIDOS ?

A resposta é SIME o

 que é o Vitiligo?







É uma afecção dermatológica aonde se tem despigmentação cutânea sem inflamação acometendo principalmente o nariz, os lábios, as pálpebras, os coxins palmares e plantares e as unhas. 













 Pode haver presença de leucotriquia (pêlos brancos) com leucodermia (pele branca).



Transmissão ou Causa: 
Vitiligo é uma doença hereditária da pele e / ou perda de pigmento do cabelo, e é causada pela destruição imunomediada das células produtoras de pigmento na pele.

Animais afetados
Embora qualquer animal ou raça pode ser afetada, o Vitiligo tem uma maior incidência em Rottweilers, Doberman pinschers, Pastores,Tervurens belga e gatos siameses.





















Sinais clínicos



Os sintomas geralmente começam na idade adulta jovem. Áreas irregulares de perda de pigmento pode envolver a pele, cabelo ou ambos. Áreas mais comumente afetadas incluem os lábios, focinho, pálpebras, face , patas (coxins palmares e plantares e unhas) e presença de pêlos brancos. Não há prurido associado, inflamação, erupção cutânea, úlceras de pele, ou crostas.







Diagnóstico


O exame cuidadoso dos sinais clínicos e biópsia da pele para descartar outras causas mais graves de perda de pigmento, como o lúpus, síndrome de Úveo -dermatologica , ou câncer de pele são necessárias. A biópsia de pele mostra a perda de pigmentos e células produtoras de pigmento da pele, mas o mínimo de inflamação ou outras anormalidades.


Tratamento
Não existe um tratamento eficaz para o vitiligo em animais de companhia. Em humanos, as opções de tratamento incluem  medicamentos tópicos, imunossupressores ou fototerapia ultravioleta, mas a terapia, muitas vezes faz com que haja apenas  uma melhora parcial.









Figura 1: Paciente Rottweiler com despigmentação do nariz, lábios e pálpebras; presença de leucotriquia (pêlos brancos)Foto:/www.vilanova.vet.br

Figura 2: Paciente da Figura 1 em tratamento; observar principalmente a volta da pigmentação do nariz
Foto:/www.vilanova.vet.br
Prognóstico

Embora o prognóstico para recuperar a pigmentação da pele normal é pobre, em animais o Vitiligo é apenas um distúrbio cosmético, com nenhum efeito sobre a qualidade de vida. Em alguns animais, a repigmentação espontânea pode ocorrer.



Dica: 

Evite que o cão não fique exposto a raios solares no horário de maior incidência. Ou, se ficar, que as partes afetadas sejam protegidas por protetor solar específico para cães. O diagnóstico é confirmado por exame de afecção em tecido orgânico (histopatológico). Mesmo os pais não apresentando sintoma, o cão pode herdar o mal de um ancestral mais distante. Para evitar a propagação do vitiligo, não convém reproduzir o cão portador. (Ronaldo Lucas, presidente da Associação Brasileira de Dermatologia Veterinária)




Fontes pesquisadas:

Esse post foi publicado em Cães e Gatos, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s