GRAVIDEZ PSICOLÓGICA – SUA GATA OU CADELA JÁ TEVE?


Essa é uma alteração muito comum em cadelas. Geralmente ocorre dois ou três meses após o cio sem acasalamento devido a uma alteração hormonal. 
Durante a pseudociese ou pseudogestação, a cadela adota um comportamento maternal e começa a fazer ninhos. É comum ela adotar um brinquedo ou outro objeto inanimado e tratá-lo como se fosse um filhote.

Algumas cadelas podem ficar extremamente agressivas, as glândulas mamárias ficam inchadas e podem secretar leite e, em alguns casos, pode ocorrer secreção vaginal. A fêmea apresenta aumento abdominal, anorexia e vômito.

A gestação psicológica dura em média três semanas e geralmente a cura é espontânea, mas pode se estender caso a fêmea fique se lambendo e com isso estimule ainda mais a produção de leite.

Esse é um fator preocupante, pois o leite armazenado nas mamas pode se tornar um excelente meio de cultura para bactérias, provocando a conhecida mastite, (infecção das glândulas mamárias). As mamas ficam duras, inchadas, além de provocar um grande incômodo, pois a dor impede encontrar posição para deitar. Junto com essas alterações ocorre também febre, inapetência e apatia.

O tratamento para essa alteração consiste em resolver os sintomas e as complicações. Antes de iniciar qualquer tratamento, é importante que seja descartada uma gestação verdadeira através de exames como a radiografia ou a ultrassonografia.

Cadelas que costumam ter gestações psicológicas com frequência são predispostas a desenvolverem os tumores de mama e a piometra (infecção uterina grave), por isso, nesses casos a castração é muito importante.
(Fonte:http://bbel.uol.com.br/variedades/post/gravidez-psicologica-em-cadelas.aspx


COMO AJUDA-LA :




Mude a rotina,leve-a para passear,brinque,troque objetos como a cama de lugar,mantenha-a ativa para que ela se ocupe e esqueça do “ninho”

DEVEMOS RETIRAR OS FILHOTES IMAGINÁRIOS?

*Algumas pessoas, para impedir que a cadela adote objetos, têm atitudes como tirá-la do cantinho que escolheu e esconder seus brinquedos. Tais procedimentos podem aumentar a ansiedade da cadela e estimular comportamentos compulsivos. Deixá-la a vontade é a maneira mais respeitosa de lidar com a situação.




Evitar agressividade
A cadela pode ficar com ciúme dos filhotes imaginários e se tornar agressiva para protegê-los. Mostre que você não irá roubá-los. Para isso, ao se aproximar dela, ofereça um petisco ou brinquedo (Fonte Revista Cães & Cia)

QUANDO PROCURAR AJUDA VETERINÁRIA?

Os sintomas não costumam ser prejudiciais ao animal,mas devem ser observados.




Caso o animal apresente febre pode ser por complicações com as mamas
O aumento das mamas é normal durantes a gravidez psicológica e o leite produzido acaba sendo reabsorvido pelo corpo da fêmea. Mas às vezes ocorre a mastite – inflamação nas glândulas mamárias. Por isso, se surgirem carocinhos, dores ou pele avermelhada, não deixe de consultar um médico-veterinário. A produção de leite pode aumentar ou durar mais tempo se as mamas forem estimuladas. É melhor, portanto, evitar manuseá-las. E se a cadela praticar auto-sucção das mamas, pode ser recomendado impedi-la com um colar elisabetano (posto em volta do pescoço torna impossível o contato da boca com o próprio corpo)

DEVE-SE USAR MEDICAMENTO PARA INTERROMPER A G.P.?

Sem medicação, a gravidez psicológica costuma terminar em duas semanas.




Existem medicamentos que inibem a prolactina fazem cessar rapidamente a produção do leite e o comportamento maternal, porem deve ser indicado por um veterinário. (Fonte-Revista Cães & Cia)






PORQUE ELA ACONTECE?
Carlos Durão, veterinário também de São Paulo, conta que o caso ocorre em fêmeas não castradas devido a causas hormonais. Durante o cio, que ocorre de seis em seis meses, o organismo da fêmea se prepara para uma gestação e aumenta a produção do hormônio progesterona.




Se a cadela não ficar prenha, os hormônios continuam no corpo dela.
 Segundo a veterinária Elaine Pessuto,também de São Paulo, não há nenhuma relação com a idade e nem com o fato da cadela já ter sido mãe.
Algumas pessoas acham que, se elas tiverem uma cria, isso não acontece mais, mas é bobagem. Cruzar a cadela que sempre tem gravidez psicológica não melhora o problema. A única coisa que resolve o problema é a castração.



 Caso o dono não tenha a intenção de acasalar, ele deve castrá-la o quanto antes. Os benefícios da castração superam os contrapontos.
 A veterinária conta também que há remédios para controlar os sinais quando o problema já está instalado, como os hormônios.
A(*) terapia hormonal, com o tempo, pode piorar o problema. Por isso sou a favor da castração para animais recorrentes nesse tipo de patologia

*No caso de adoção de bichinhos de pelúcia ou brinquedos, o indicado é afastar a fêmea do objeto.(FONTE (R7)

*- OBSERVEM A DIFERENTES OPINIÕES QUANTO A RETIRAR OU NÃO OS OBJETOS “ADOTADOS”,ACONSELHO VOCÊ OBSERVAR O COMPORTAMENTO DO SEU ANIMAL SE MELHORA OU NÃO COM A RETIRADA DELES.

(*)terapia hormonal-Anticonceptivos
 O maior problema da pílula ou das injecções contraceptivas, são exactamente o aumento do risco de:
 – Piómetra
– tumores mamários
– Pseudogestação após a retirada dos contraceptivos
– Acromegália
– Diabetes melittus
– Supressão das adrenais
– Alterações dermatológicas
– Alteração de comportamento (aumento do apetite, aumento da ingestão de água e ligeira depressão)
Muitos destes efeitos aparecem com o uso continuado dos contraceptivos, mas não são raros os casos que aparece após as primeiras administrações (especialmente piómetra).
A piómetra é uma infecção uterina grave com acumulação de pus dentro do útero que na esmagadora maioria dos casos requer histerectomia de urgência.
As cadelas e as gatas são muito mais sensiveis a tratamentos hormonais que as mulheres, daí que muitos veterinários aconselham a ovario-histerectomia como prevenção definitiva de gravidez, pois consideram muito arriscado a utilização da pílula.





ENTÃO SE VOCÊ OBSERVAR SUA MOCINHA PELUDA E ELA APRESENTAR ALGUNS DESSES 
SINTOMAS:


– Falta de apetite:  A fêmea pode passar a comer menos ou até chega a recusar a comida durante esse período.
– Agressividade: Como uma defesa e uma forma de proteger os filhotes imaginários, o animal se torna mais agressivo.
– Carência: Ao mesmo tempo, o animal pode querer brincar mais e aumentar seus  pedidos de atenção ao tutor.
– Mamas inchadas: Algumas chegam até a dar leite. O perigo nessa fase é a gata ou a cachorra passar a lamber demais para limpar e deixar a área sensível vulnerável a doenças.
– Abdômen levemente inchado
– Preste atenção se sua  animal anda preparando uma espécie de ninho para receber os filhotes de mentira, além de adotar um objeto, como um bicho de pelúcia, para cuidar e proteger.
– Vômito
(Fonte: (adaptado) Rede Bom Dia)

VOCÊ JÁ SABE!




Esse post foi publicado em Cães e Gatos, Comportamento, Curiosidade, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s