DIARREIA EM FILHOTES MERECE TODA ATENÇÃO


Muitas vezes, quando trazemos um filhote para casa este pode vir com diarreia e é importante que seja diagnosticada a causa o mais breve possível, pois filhotes são menos resistentes e diarreia pode deixá-los bem doentes ou até mesmo leva-los a óbito.

diarréia  causada pelo vírus da Parvovirose ou da Coronavirose é uma das mais perigosas. O animal apresenta diarréia intensa, sanguinolenta, fica muito prostrado e vomita também. A internação é necessária e o risco de vida é grande. 



Alguns animais apresentam diarréia pois estão com
 verminose. Estes vermes geralmente são passados pela mãe para o filhote durante a amamentação. O exame de fezes detecta qual o tipo de verme e o veterinário indica o vermífugo.
Também filhotes podem ter um protozoário, a Giardia, muito comum em cães provenientes de lojas e canis onde ha uma grande concentração de animais.  Eles podem apresentar fezes sem forma, as vezes mais liquidas ou diarréia intensa. A Giardia precisa ser diagnosticada e tratada rapidamente, descontaminar o meio ambiente também, por isto é importante que todo ambiente com um  filhote recém chegado as fezes sejam  imediatamente recolhidas e jogadas fora . O diagnóstico é por exame de fezes por diversos métodos.



Outras vezes filhotes tem diarreia por que tem uma coccidia, chamada Isóspora e o tratamento é com sulfas. Muitos animais que apresentam Isóspora também são positivos para o vírus da Cinomose. Logo, em animais que estamos tratando este parasita vale a pena fazer um teste de PCR para Cinomose., doença de enorme gravidade com grande incidência de óbito que quanto antes detectada melhor.

A diarréia pode aparecer também porque um filhote comeu algo que não devia, na troca de uma ração por outra, enfim, vários outros motivos . Por isso a importância de que logo que o filhote chegue,suas fezes sejam recolhidas e levadas para exame num laboratório junto com a primeira consulta ao veterinário.

Fonte:     http://petcare.com.br/blog/diarreia-em-filhotes/


Esse post foi publicado em Cães, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s