GATOS E SUAS INÚMERAS MANIAS (que amamos)



1- Porque os gatos  adoram nos acordar pela madrugada?


O gato recebeu a fama de animal noturno mas a verdade é que são animais  mais ativos ao anoitecer e amanhecer .Essa forma de ser vem dos seus ancestrais que preferiam sair a caça no horário de crepúsculo quando era mais fresco já que o gato tem sua origem em região desértica.




2- Porque o gato se esfrega nas coisas e nas pessoas?




 O roçar na quina do sofá, em um calçado, ou especialmente em alguma parte de uma pessoa, o gato está escolhendo intencionalmente aquela coisa como sua. “Isso é mais meu do que seu”, estaria anunciando, e é bom você não se esquecer disso.

       O gato pode estar marcando árvores, cercas e bancos ou, dentro de casa tomando posse de móveis, paredes e pessoas. Seja como for está depositando ali, de propósito, seu odor felino e individual, por meio de glândulas especiais na testa, em volta da boca, sob o queixo, perto das orelhas e até entre os dedos.
       Quando seu gato aparece e cutuca você delicadamente – e ele arruma uma maneira de fazê-lo todos os dias -, não apenas está declarando imperturbavelmente ao mundo que considera você propriedade dele, como também está demonstrando seu afeto genuíno e desejo sincero de contato físico. A medida que esfrega amorosamente o queixo ou a calda em sua perna, seu braço ou seu rosto, talvez parando um pouco e dando uma ronronada, o imperceptível odor que ele deixa para trás mescla-se com o seu odor, produzindo um odor novo, “a dois”. E criar repetidamente esse novo odor é algo em que o gato encontra grande prazer.

 


3- Porque o gato gosta de arranhar objetos ?



Para 
– “Afiar” as unhas: faz parte da natureza de todo felino…para retirar delas pedaços que estão soltos e que ficaram velhos e incomodam. Assim, ele mantém sempre exposta a camada mais nova e afiada das unhas, que crescem continuamente.

– Demarcar objetos: ao arranhar, ele deixa marcas visuais e, ao mesmo tempo, “imprime” o cheiro dele. Esses sinais servem para alertar outros gatos quando se aproximam do território dele.
– Alongar-se e exercitar-se: ele sente prazer em se esticar e arranhar após uma boa soneca.

4- Porque os gatos se lambem?



O costume de se lamberem deu aos gatos a fama de animais higiénicos este hábito nasceu como instinto de defesa do animal. O gato normalmente começa o ritual passando a áspera língua nas patas para lavar a cabeça e as orelhas. Depois lambem o restante do corpo. Após as refeições, os antigos gatos se banhavam para retirar o cheiro do alimento para não atrair a atenção de predadores.
O gato também se lambe para aliviar o stress. Daí que gatos muito nervosos se lambam compulsivamente.


5- Porque é que os gatos tapam as fezes?


O ato de esconder as fezes é um recurso muito utilizado pelos felinos, como forma de proteger a própria espécie. Não revelando seu paradeiro a outros animais, eles se protegem de predadores e não espantam suas presas. Também por isso, a maioria dos animais não defeca nas proximidades do ninho ou da caça. O enterrar das fezes também reflecte domínio ou subordinação. Entre felinos, o felino dominante não tapa as suas fezes, deixando-as à vista para marcar território. 

6- Porque é que os gatos não gostam de portas?



Já deve ter reparado que quando está em casa e fecha a porta de um quarto, que costuma estar sempre aberta, o seu gato de repente fica extremamente interessado no quarto, põe-se a porta, raspa e insiste em entrar no quarto que antes nem ligava muito. Se o deixarmos entrar ele fica todo contente mas dai a pouco já quer sair.acontece que as portas representam um obstáculo à vida normal do gato. O gato, principalmente se for um macho, quer inspeccionar as suas redondezas, recolher informações e renovar as marcas deixadas no seu território: esfregar a cabeça, as orelhas e o corpo pelos móveis e se necessário borrifar com urina para encher o local de essência de gato. Visitas diárias a todos os locais da casa são importantes para deixar o seu gato satisfeito e se tiver um macho pode evitar que ele se lembre de marcar aquele quarto que tem sempre a porta fechada quando ele tiver oportunidade de lá entrar.


7- Porque o gato deita e oferece a barriga mas ataca se fizer carinho?







O gato deita-se de costas oferecendo a barriga apenas a quem ele considera amigo íntimo. É como se o seu gato dissesse: “ eu mostro-te a minha barriga em demonstração da minha confiança em ti, por adoptar esta postura tão vulnerável na tua presença”. Mas uma coisa é mostrar, outra bem diferente é deixar acariciar! Nem sempre é seguro concluir que um gato nessa posição espera ser acariciado. Muitas vezes a resposta é uma violenta sapatada com as patas traseiras. A região abdominal é tão fortemente protegida que os gatos não apreciam contactos nessa zona. Por isso eles estabelecem um limite que os donos nem sempre entendem: podem ver, mas não devem tocar

8- Porque gatos adoram sacos de papel?



 Para um gato, aquele saco de papel e sacolas de compras é um brinquedo novinho em folha à espera para ser marcado com o seu odor pessoal, pronto para servir de esconderijo, que se pode rasgar e agarrar como uma presa.

       Os gatos adoram fingir que estão dando bote numa presa, e o saco funciona muito bem para isso. Eles podem se esconder por trás dele ou por dentro, movimentá-lo pelo chão, e por fim dar um bote na acuada vítima imaginária.
       Os gatos gotam de coisas que fazem barulhos interessantes, e o amarrotar do papel é um dos seus sons preferidos.  Os sacos mais antigos perdem a graça, depois de certo tempo, por isso convém substitui-los de vez em quando. (Evite usar sacos com alça, pois o gato pode se enroscar).

 
9- Porque gatos gostam de dormir em gavetas ,cestos, armários,motor de carro…?

– Esses lugares remetem as tocas dando-lhes a sensação de aconchego e segurança


10-  Porque gatos caçam ratos?

Para entender melhor leia essa experiencia feita com um grupo de 59 gatos ,acesse :http://almanaque.folha.uol.com.br/ci%EAncia_01jun1952.htm

11- Porque os gatos bebem pouca agua?

Originalmente, os ancestrais dos gatos eram animais do deserto. Em virtude disso, os rins dos felinos se adaptaram muito bem à vida sem água. Eles são capazes de eliminar toxinas sem precisarem de muito fluido ( fato que explica por que a urina dos gatos é tão concentrada e possui um cheiro tão forte).


12- Porque os gatos “sapateiam”no colo de algumas pessoas ?


Simon Tofield (criador do Simon´s Cat), Photo Credit: © Chris Gavin

Esse comportamento felino , também chamado de “amassar pão” , e “massagear” com as patas, quando encontram superfícies macias, serve para depositar o odor pessoal do felino alí demonstrando ser seu território. Mas eles também sentem muito prazer fazendo isso. Essa massagem também chamada de movimento de “ordenha” é algo que sobreviveu como um ato afetivo à infância dos gatinhos , qdo faziam isso para estimular o leite da mãe ,.Esses momentos para os gatos são aconchegantes e calorosos , de felicidade total, porque lembram a nutrição inicial.

É um hábito que eles realmente adquirem na fase da amamentação, na barriga da mãe, para sair o leite. É um momento sublime, de segurança e puro afeto. Quando adultos eles transferem esse ato quando têm sensações boas, quando fazem isso nos humanos por exemplo, é uma associação com o amor materno. Vocês sabem que gatos muito amados por seus humanos são eternos bebês.
Se o seu gato massageia o seu colo antes de dormir, possivelmente a vê como mãe postiça…




Fontes pesquisadas  :(entre outras)

http://cantodosgatinhos.blogspot.com/p/curiosidades-interessantes.html http://www.angelfire.com/ar3/curso/respostas.htm



Esse post foi publicado em Comportamento, Curiosidade, Gatos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s