COLEIRAS E GUIAS – QUAL ESCOLHER?



Quando entramos em uma Pet Shop pensando em comprar uma guia e uma coleira para levar nosso cão para passear, encontramos uma imensa variedade de produtos. São guias, peitorais, enforcadores e coleiras de vários modelos, tamanhos, cores e estampas. De uma maneira geral, as mulheres preferem aqueles acessórios com lacinhos, estampas de desenhos e diversos aviamentos pendurados.



 Já os homens, quase sempre escolhem enforcadores e acessórios de couro com metais e amortecedores, principalmente se o cão é de porte grande.     

Antes de escolher os acessórios para seu cão considere principalmente sua raça, seu porte e idade, ao invés de se preocupar apenas com a estética do produto.

Na verdade, o acessório mais adequado para seu cão é aquele mais simples, confortável e seguro.(Mundo do Cachorro)

A princípio pode parecer desnecessário ter o seu cachorro usando uma coleira dentro de casa, mas a verdade é que a coleira é muito útil para resolvermos alguns probleminhas típicos de comportamento nos cães.
Ter uma coleira no pescoço 24 horas por dia, com uma Medalha de Identificação,evita que seu cachorro suma para sempre, no caso dele dar uma fugidinha (e não pense que isso jamais aconteceria com vocês!). A coleira também vale cada centavo gasto quando precisamos segurar o peludo para ele não pular nas visitas, para não escapar pela porta aberta, para separar se ele estiver pensando em brigar com outro cachorro da casa, para tirá-lo do sofá ou da cama, e até mesmo para mantê-lo firme na hora do banho.
Que coleira usar?
O ideal para o uso do dia-a-dia é uma Coleira de Nylon Ajustável, bem ajustada para não ficar apertada demais, nem frouxa demais. Esta coleira tem a vantagem de ser bem macia e flexível (não machuca o pescoço do cão), ter várias cores, e secar mais rápido do que as de algodão ou couro. Além disso, elas costumam durar muito maisSe o seu cachorro é do tipo comportado, ou já foi treinado e não puxa muito, esta coleira pode ser usada também para os passeios diários.

Enforcadores são perigosos quando deixados permanentemente no pescoço do seu cachorro, pois podem se prender em algum móvel, pedaço de cerca, ou galho de árvore e acabar vitimando o seu bichinho.
———————————————————————————————————————————–
Dica da Maíce Costa Carvalho, adestradora (maice@dogtimes.com.br) sobre o uso do enforcador


————————————————————————————–





É especialmente indicada para cães:
  • muito fortes que arrastam os donos na rua
  • agitados ou hiper-ativos
  • dominantes
  • agressivos ou com tendência a agressividade
  • excessivamente tímidos ou medrosos


Meio-Enforcador de Nylon Ajustável 

é indicado para quem esta começando a aprender a treinar seu cachorro e para as pessoas que não conseguem dominar totalmente a técnica de correção com o enforcador de corrente, ou para aqueles cães que já estão bem educados e precisam de uma correção bastante leve. A grande diferença entre o meio-enforcador e os outros tipos de enforcadores é que nele há um limite de pressão que pode ser exercida no pescoço do cão. A parte que fica em contato com a garganta do cachorro é normalmente de um material macio, flexível e de largura compatível com o tamanho do peludo, sendo o nylon o mais recomendado.

Os enforcadores tem uma aparência mais simples, mas requer alguma prática para ser usado de forma eficaz…Ao contrário do que o nome sugere, a intenção não é “enforcar” o cachorro, ou seja, não é manter a pressão por mais do que alguns segundos.

Peitoral

muito utilizada  para passear com os cachorros de pequeno porte,ou aqueles que se engasgam facilmente com as coleiras de pescoço ou que não podem usar a Gentle Lider pois tem focinho muito curto .Elas tem o agravante de permitir ao cão que “arraste o dono” ,e ainda alguns com trejeitos conseguem retira-la e sair correndo.
Este modelo é mais seguro
Diferente da anterior uma parte se ajusta ao pescoço do cão como uma coleira e a outra na barriga.
Uma Peitoral conhecida como Easy Walk ela foi criada para desencorajar os cães a puxarem durante os passeios, sem machucá-los ou criar desconforto.
A guia, ao invés de ser presa nas costas do cão, é presa na argola que fica situada logo acima do osso do peito do seu amigão. No caso dele tentar puxar, fazendo força para frente, a guia irá, naturalmente e de forma delicada, virá-lo para você, interrompendo a marcha.
Faça uma comparação entre a Gentle Leader e a Easy Walk
Texto adaptado do site Bit Cão

E as Guias ?
Assim como as coleiras existem um numero enorme de tipos e variedade
Nylon, práticas e de fácil limpeza 

Algodão,confortável para as mãos

Para 2 peludos,evita que se enrosquem nas pernas do condutor

Para peludos que mordem a guia

ATENÇÃO!

Guia Retrátil



Para a Guia Retrátil,faço algumas  ressalvas , ela só deve ser usada em locais espaçosos,ideal para parques e jardins longe de ruas e avenidas movimentadas.

Porem é muito comum vermos donos andando em calçadas com 2m de largura com a guia de 4 a 5 m extendida. Além do animal sair enroscando nos pedestres ele ainda corre o risco de ser atropelado caso corra em direção a rua ao se assustar ou tentar alcançar algum cão do outro lado da rua.
Ela é responsável também por inúmeras lesões causadas em pernas,ao se enroscar,e dedos (algumas resultando na amputação do mesmo),quando seu dono tenta puxar a guia numa emergência (cão atacar outro) pela corda.Além do que,com o tranco muitas se partem.





ALGUMAS DICAS ÚTEIS

1 -Na escolha da coleira prefira as que tem fivela

2- em vez de encaixe,essas são mais duráveis,seguras e resistentes aos trancos.Nunca use em animais de grande porte ou muito fortes.

3- Para os filhotes é importante ter uma coleira que possa “crescer” junto com eles, sem que a parte excedente fique pendurada e portanto passível de ser mastigada. Lembrando que desde cedo devem ser acostumados a usa-la(Bit Cão)
——————————————————————————————————————————-

·         Nunca deixe uma criança no comando de uma guia, principalmente em caso de cães maiores. Cães não costumam obedecer às crianças por considerarem-nas filhotes da matilha, portanto hierarquicamente abaixo deles. E como são mais fortes que as crianças podem arrastá-las.
·         Fique alerta a coisas que podem chamar a atenção de seu cão na rua (como outros cães, gatos, passarinhos, etc) e antecipe-se ao movimento dele de sair correndo, segurando com mais firmeza na guia. Desta forma quando ele começar a correr já sentirá que será impedido. ( Maíce Costa Carvalho, adestradora)
4- Não deixe seu cão com um enforcador sem você estar por perto. Ele pode se enroscar e na tentativa de se soltar e “literalmente ser enforcado”.
5- Sempre que for ajustar a coleira no seu cão enfie um dedo entre o pescoço e a coleira,esta é a folga ideal que dará conforto e segurança 
6- Guias de passeio diferente das de adestramento que são mais longas,devem ter de 1 1/2m a 2 m.



Leia aqui  http://adestramento.wordpress.com/tag/coleira/  este excelente texto de  como acostumar seu cão ao uso da coleira e guia  para um bom passeio.


COLEIRAS ESPECIAIS PARA TREINAMENTO E PASSEIOS:

Coleira Gentle Leader é a opção mais eficiente e moderna para quem quer ter um cachorro educado, mas não quer correr o risco de machucá-lo.
Ela foi cientificamente desenhada para trabalhar com os instintos naturais do seu cachorro e ajudar você a se tornar o “líder da matilha”…A grande descoberta desta coleira é que estes são os mesmos sinais que a cadela dá aos seus filhotes quando precisa controlá-los. Quando algum filhote se comporta de maneira indesejada ela morde o seu focinho ou o levanta do chão pelo pescoço.

Leia aqui  http://adestramento.wordpress.com/tag/coleira/  este excelente texto de  como acostumar seu cão ao uso da coleira e guia  para um bom passeio.


Esse post foi publicado em Cães, Conscientização, Curiosidade, Dica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s