VOCÊ SABE CORTAR AS UNHAS DE SEU BICHINHO?

QUEM CORTA A UNHA DO SEU CÃO/GATO? 
Se seu animal vive em quintal ,passeia,possui arranhadores no caso dos gatos,provavelmente suas unhas terão desgaste natural,mas se vive em apartamento ou área com piso liso certamente ele vai precisar ter as unhas aparadas.
Unhas não cortadas podem se curvar e crescer dentro das patas dos cães. O simples fato de andar já causa dor, porque é difícil colocar todo o peso em uma pata cuja unha cresceu dentro dela. 
Se o cão não consegue andar direito, problemas nos ossos e articulações começam a aparecer
Principalmente os cães que possuem as unhas do 5º dedo que não entram em contato com o chão e crescem descontroladamente podem enterrar-se na pele e fazer feridas. Existem ainda algumas doenças que podem provocar crescimento excessivo das unhas (leishmaniose) e desgaste anômalo de algumas (claudicações e lesões que fazem evitar o correto apoio da pata.)
Para que no futuro o animal não ofereça resistência ao corte o ideal é acostuma-lo desde filhote a ter os dedinhos manipulados,você pode usar de petiscos para que ele associe a um momento prazeroso.

Observe com muita atenção a foto a seguir 
Veja que a unha é irrigada,nela tem uma área rosada conhecida como Sabugo que ao ser atingida causa muita dor e grande sangramento. Nas unhas claras elas são de fácil visualização porém nas escuras nem sempre é possível enchergar. Repare que só a pontinha das unhas onde inicia a curvinha devem ser aparadas. A menos que você se sinta bastante segura de fazer em casa é melhor procurar um profissional. Converse,tire suas dúvidas e só então entregue seu peludo a ele
Existe também a opção de lixar,vai depender da tolerância do seu peludinho.
Separei dois vídeos:
Neste vídeo você poderá ver detalhadamente como fazer o corte num gato,e aqui (em inglês) num cão.

NÃO CONFUNDA CUIDAR COM FUTILIDADES
.

Apesar de acessórios e tinturas deixarem cães e gatos aparentemente mais bonitos, 




veterinários alertam para os possíveis malefícios do exagero nos cuidados de beleza dos pets.
 De acordo Mitika Hagiwara, professora titular da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, as tintas podem danificar o pelo do animal em longo prazo. “Cães podem lamber a tinta no pelo e o esmalte nas unhas. Se não forem tóxicos, as conseqüências são menos graves, mas ainda assim podem ter substâncias que sensibilizem o animal, causando reações alérgicas”, explica.

O veterinário Mário Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo, afirma que muitos animais têm alergia a componentes de tintas, por isso recomenda que se faça o teste primeiro em uma pequena área da pata do animal para ver se o produto causa reação.











Esse post foi publicado em Curiosidade, Dica, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s