CHECK-UP DOMÉSTICO

VIMOS NA POSTAGEM ANTERIOR (Problemas secretos de seu cão) O PORQUE VOCE DEVE FICAR ATENTO A QUALQUER MUDANÇA SUSPEITA NO COMPORTAMENTO DO SEU CÃO DEVIDO A SUA ENORME CAPACIDADE DE DISFARSAR A DOR.
AQUI VAMOS ENSINAR UM RÁPIDO CHECK-UP ,QUE PODERÁ AJUDAR A DETECTAR COISAS QUE ELE ESTÁ  ESCONDENDO.
*ASSISTA TAMBÉM AO VÍDEO EXPLICATIVO.

CHECK-UP DOMÉSTICO ,O QUE OBSERVAR ?

 
OLHOS
Os olhos dos cães devem ser brilhantes e sem corrimento. Algumas raças apresentam algum corrimento, o que é normal desde que este seja líquido e claro. O corrimento não deve ser espesso ou amarelado/esverdeado. Vermelhidão e pálpebras meio fechadas não são normais.

OUVIDOS
Os ouvidos devem estar limpos. Pode aproveitar o check-up para fazer a limpeza. Os ouvidos não devem ter feridas, excesso de cera ou zonas mais vermelhas.

BOCA
Nem todos os cães se mostram confortáveis com inspecções à boca, por isso deve habituá-lo desde pequeno a este exercício. As gengivas devem ser rosa e húmidas. Os dentes devem ser brancos e brilhantes. Tártaro, zonas inflamadas e feridas nas gengivas ou língua são problemas que devem ser colocados ao veterinário.

PATAS
Os pés são zonas sensíveis, devido às almofadas, e estão bastante expostas a perigos quando o cão sai à rua. Os pés devem ser verificados individualmente. Feridas, cortes ou objectos espetados devem ser tratados pelo veterinário. A zona entre os dedos não deve ter sujidade. As unhas não devem estar demasiadamente compridas, pois curvam e espetam-se nos pés do cão. Leve o cão a cortar as unhas regularmente ou se souber como, corte-as em casa.

PÊLO E PELE
O pêlo deve ser macio, caso o cão tenha o pêlo liso. Cães com pêlo cerdoso podem ter o pêlo mais áspero. A pelagem deve ser brilhante, sem zonas baças. Sem peladas, o pêlo deve crescer uniformemente, exceptuando nas raças com zonas do corpo mais peludas. Nestas raças, deve certificar-se que essas zonas têm de uma maior densidade de pêlos. A pele deve apresentar uma coloração uniforme, sem pontos vermelhos. Má nutrição e alergias estão por detrás de muitos problemas no pêlo/pele.

CORPO
O cão não deve ser nem gordo, nem magro. Coloque as mãos sobre a zona das costelas. As costelas devem poder ser sentidas esfregando levemente, mas não devem poder ser vistas. As pernas devem ser musculosas. Percorra o corpo com as mãos à procura de altos ou feridas. Lembre-se de apalpar as MAMAS,verifique senão apresentam nódulos.

CAUDA
Deve incluir a cauda na avaliação. Percorra a cauda e observe a reacção do cão. Este não deve mostrar dor. Levante a cauda e examine a zona genital. Esta deve estar limpa e com bom aspecto.

O check-up não depende apenas daquilo que vê. Qualquer mau odor, sobretudo da boca e orelhas, pode indicar problemas de saúde.
Em caso de dúvida, relativamente a um ou outro sinal, ligue ao veterinário e coloque-lhe as questões. Se for necessária uma visita ao médico, o veterinário, pode dar-lhe essa indicação.

Fonte: arcadenoe.sapo.pt
http://www.dicaspraticas.com/articles.php?article_id=538&rowstart=1 )

*VIDEO EXPLICATIVO,CLICK PARA ASSISTIR:
http://www.youtube.com/watch?v=IKhukpUJ0CY&feature=share

Esse post foi publicado em Dica, Faça Você, Saúde. Bookmark o link permanente.

3 respostas para CHECK-UP DOMÉSTICO

  1. Amei Denise, muito útil!
    Amanhã é o #catloversday, podia vir um post desse de gatos de presente p/ gateiros tbm né 😉
    Beijoo

  2. DENISE DECHEN disse:

    Yes! bom que gostou Francini!
    Já fiz um post sobre esse assunto para os papais e mamães dos nossos amados bichanos dá uma olhadinha :
    http://dicaspeludas.blogspot.com/2011/07/massagei-seu-gatopode-salvar-lhe-vida.html
    Bjos

  3. Nossa não tinha visto, que post MARAVILHOSO!
    Já favoritei e compartilhei, agora vou procurar vários vídeos pra massagear minhas tchuquinhas 😉
    Obrigada, beijoo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s