DENTES – MELHOR CUIDAR!

FIQUE ATENTO
A formação de tártaros nos dentes de cães e gatos é uma ocorrência normal. O animal contém em sua boca uma flora bacteriana. Estas bactérias aderem-se aos dentes formando a placa bacteriana que aos poucos mineraliza-se formando as placas de tártaro. Alguns animais apresentam mais ou menos tártaros dependendo de sua idade, dieta e principalmente de sua resposta imunológica.
Este acúmulo gera um ambiente propício para o desenvolvimento exacerbado das bactérias orais.Como o número destas aumenta muito, o número de substâncias tóxicas produzidas por seu metabolismo também cresce na mesma proporção e daí surge as Periodontopatias: Gengivite e Periodontite.

O sinal mais comum da periodontite é o mau hálito.
A fermentação causada pelas bactérias pode juntamente ou não com a presença de pus causar um odor muito forte e desagradável que será logo notado pelo proprietário.
Dependendo do estágio da doença o animal poderá estar sentindo dor e com isso poderá deixar de se alimentar, brincar, roer seus ossos e ficar quietinho em um canto da casa. As bactérias que se encontram na boca do animal não ficam somente por lá,elas caem na corrente sanguínea e são levadas para todos os órgãos do animal.

Os órgãos mais afetados são: coração, rins e fígado e também as articulações. Se por acaso o animal já tiver uma lesão prévia em algum destes locais, a probabilidade de uma infecção bactériana é muito grande. Já existem estudos que apontam as bactérias do tártaro como as mais freqüentes aceleradoras da insuficiência renal e cardíaca em cães.


A formação de tártaros pode ser retardada alimentando-se os cães e gatos com rações duras e biscoitos específicos. A escovação dos dentes também ajuda.
Um vez instalados, os tártaros devem ser retirados através da tartarectomia.
(FONTE :Maypet.)

REMOÇÃO DO TÁRTARO


Antes da remoção do tártaro


          Após a remoção,dentes limpos.
Uma vez formado o tártaro, a higiene bucal deve ser realizada pelo médico veterinário através da remoção mecânica do tártaro. A escovação não irá resolver o problema, já que muitas bactérias se alojam entre os dentes e a gengiva, onde as cerdas da escova dificilmente conseguirão limpar adequadamente. Para o procedimento de remoção do tártaro é necessário submeter o animal à anestesia geral, pois a extração exige exploração de toda arcada dentária – face interna e externa dos dentes – algo incômodo para o animal acordado. Procedimentos adequados e eficientes não podem ser feitos sem anestesia.
(Fonte:http://www.guiadecaes.com.br/cachorro/saude/mau-halito-e-tartaro-no-caozinho.html)

ESCOVAÇÃO

A escovação diária é a melhor forma de prevenção, mas devem-se utilizar cremes dentais específicos para animais, pois os dentifrícios para humanos contêm substâncias que, se ingeridas, podem causar problemas digestivos e intoxicação.
Para condicionar o animal, é aconselhável sempre dar uma recompensa após a higiene bucal. Os gatos são mais difíceis de se acostumarem com a escovação e, assim como os cães, devem ser condicionados desde filhotes.
(FONTE:grandesamigospetshopsalvador)

ASSISTA AO VÍDEO E VEJA COMO ESCOVAR OS DENTES DO SEU AMIGÃO :



OUTRAS PROBLEMAS QUE PODEM AFETAR A DENTIÇÃO DO SEU CÃO

DESGASTE DENTÁRIO

Alguns animais, mais comumente os cães, possuem máoclusões que prejudicam a longo prazo a dentição. Com na foto , observa-se desgaste do esmalte e exposição da polpa, nos dois dentes caninos inferiores ( 304 e 404) e incisivos (302, 303 e 401).
Pode passar despercebido pelo proprietário, pelo fato de não estar observando a boca do animal com frequencia. As vezes, estes animais tem dificuldade de se alimentar, dor nos dentes, maior sensibilidade, dificuldade de apreensão de brinquedos (pela dor) e se tornam mais sedentários. Esta sensibilidade ocorre, por causa do desgaste do esmalte e exposição da polpa.
É de extrema importância diagnosticar este tipo de afecção o quanto antes, para que seja possível ao odontoveterinário fazer um tratamento correto.
Os cães, tanto de grande porte como um Rottweiller ou um cão de menor porte, com dentes bem pequenos sentem dor da mesma maneira.
(FONTE :http://odontopet.blogspot.com/)

CÁLCULOS DENTÁRIOS

Os cães tem propensão a formação de cálculos dentários, ao qual, além de cáries ,causa perda precoce dos dentes e também são fonte continua de infecção, sendo os maiores causadores de endocardite infecciosa*.


Assim como os humanos, nossos melhores amigos também necessitam de cuidados especiais com seus dentes e sua boca.
* Endocardite é uma infecção que atinge parte da membrana que encobre às válvulas cardíacas.podendo também atingir várias partes do coração.Infecções de origem dentária estão entre as principais causas da endocardite infecciosa (WiKipedia).


PROGNATISMO


Existem vários tipos de oclusão (ou mordedura) dos cães e gatos. A oclusão é o padrão de encaixe dos dentes inferiores e superiores na acarda dentária.
Quando encontramos um animal com oclusão prognata, podemos nos deparar com algo parecido com o da foto:
Os dentes inferiores passam os dentes superiores. Em grego, pro significa “movimento para frente” e gnathós “mandíbula”. Sendo considerado um DESALINHAMENTO DOS DENTES.
Este tipo de oclusão é passado pelos genes dos pais, portanto sendo genético. Não há grandes problemas em ter um cão prognata, desde que não esteja criando problemas quando o animal mastiga a ração ou quando há falta de higienização adequada do proprietário.
Estes animais sempre devem passar em consulta com um veterinário especialista em odonto. Desde filhote para acompanhar o grau do deslinhamento dentário.
(FONTE:http://odontopet.blogspot.com/ )

APARELHOS ORTODONTICOS

Aparelho ortodôntico corrige alguns problemas da arcada dentária como desvios de dentes, mal oclusão, dor, entre outros problemas.
Aparelhos e próteses
Para quem acha que o aparelho ortodôntico é coisa somente de adolescentes, está muito enganado. Hoje em dias, cães, gatos e até outros animais de estimação recebem esses objeto para auxiliar no tratamento dentário. “A finalidade do aparelho ortodôntico em animais é a correção de alguns problemas da arcada dentária dos mesmos. Estes problemas podem ser simples desvios dos dentes, até mesmo mal oclusões onde a mordida errada pode gerar desconforto, dor e até mesmo levar a problemas mais sérios nos animais”, disse o dr. Alexandre Venceslau.
A aparência e a função são as mesmas da do ser humano. “Existem casos parecidos com o dos seres humanos, mas em geral, a função de um tratamento ortodôntico é promover conforto, saúde e estética para o paciente”, afirma o dr. Herbert Corrêa. Porém, as idades variam: “em geral, os tratamentos são indicados a partir dos 5 ou 6 mês de vida, quando ocorre a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Em alguns pacientes, o tratamento pode começar bem antes disso”, continua.
A prótese dentária é muito usada em humanos, e pensar em, por exemplo, um cão com dente artificial seria maluquice? Não. “A prótese é aconselhada nos casos onde houve fratura dentária, com perda significativa da coroa. Ela serve tanto para devolver a funcionalidade do dente, como também proteger o remanescente dentário e o canal do dente (normalmente tratado nestes casos)”, revelou o dr. Alexandre Venceslau.
(FONTE:cachorroblog.wordpress.com)

BRINQUEDOS QUE AJUDAM A LIMPAR OS DENTES

Biscoitos, rações secas, tiras de couro, ossos grandes e brinquedos para cães e gatos ajudam a remover a placa bacteriana devido sua ação abrasiva
 

Chicle Bone foi desenvolvido para combater o tártaro nos den
tes dos cães, evitando assim o mau hálito. Com cheiro de tuti fruti que atrai seu pet.

Leia mais sobre ossos AQUI no site do Cachorro Verde
Além de ossos ,brinquedos,existem também rações própias que ajudam na prevenção.


Consulte sempre o Veterinário de sua confiança.

Esse post foi publicado em Dica, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s