FESTAS,FOGOS= ANIMAIS EM PÂNICO !



ESSA É UMA ÉPOCA DO ANO EM QUE DEVEMOS REDOBRAR OS CUIDADOS COM O NOSSOS BICHINHOS ,SEJA CÃO ,GATO,ATÉ MESMO PÁSSAROS. MUITOS ENFRENTAM ENORME ESTRESSE COM O BARULHO DOS ROJÕES, ALGUNS CHEGAM A ÓBITO,OUTROS SOFREM ACIDENTES AO TENTAR FUGIR, SE BATEM EM JANELAS,CORREM PARA RUA SENDO ATROPELADOS,MUITOS SOMEM POR FALTA DE IDENTIFICAÇÃO.

NESTE ÁLBUM ALGUMAS DICAS PARA AJUDA-LOS A LIDAR COM O MÊDO,E CUIDADOS FUNDAMENTAIS PARA EVITAR ACIDENTES.

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os animais, cuja audição é pelo menos quatro vezes mais acurada que a humana.



O pânico e desespero dos animais devido à queima de fogos resultam em:
– fugas, tornando-se animais perdidos, atropelados e que vão provocar acidentes
– mortes, enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir
 atirando-se de janelas; atravessando portas de vidro; batendo a cabeça contra paredes ou grades

– graves ferimentos, quando atingido ou sem saber abocanhando um rojão achando que é algum objeto para brincar
– traumas, com mudanças de temperamento para agressividade
– convulsões
– morte e alteração do ciclo reprodutor dos animais da fauna silvestre.


RECOMENDAÇÕES DURANTE FESTEJOS QUE SE UTILIZAM DE FOGOS


1. Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música. Se estiverem fora de casa verifique se muros, cercas e portões encontram-se em bom estado e são suficientes para impedir a fuga do seu animal, mesmo que ele esteja apavorado.
2. Nunca deixe seu animal preso em corrente, pois na hora do pânico ele pode se machucar ou se enforcar.
3. Se você mora em apartamento, verifique se as telas de proteção das janelas estão firmes e seguras;,evite deixar as janelas escancaradas, sobretudo se você tem gatos.
4. Coloque uma coleira com plaqueta de identificação no pescoço do seu cão ou gato, importante para achá-lo no caso de fuga. A coleira do gato deve ser elástica, para que não haja risco de enforcamento ao se prender a um galho ou outro objeto. A plaqueta deve conter o número do seu telefone (residência e celular).
5. Feche portas e janelas para evitar fugas e suicídios;
6. Dê alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo)
7. Cubra gaiolas de pássaros e cheque cercados de animais (cabras, galinhas etc.);
8. Não deixe muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, brigam e se ferem gravemente.
9. Consulte o seu veterinário de confiança para saber sobre algumas medidas que podem tranqüilizar seu bichinho nessas ocasiões, como tampões de ouvido e calmantes.

Mas lembre-se: nunca dê medicamentos ao seu cão ou gato sem a indicação veterinária
(fonte:ecoblogconsciencia.blogspot.com)

CDS DE DESSENSIBILIZAÇÃO


Se o seu cachorro tem medo de barulhos de Fogos de Artifício e/ou Trovões estes CDs vão ajudar a dessensibiliza-lo. Eles emitem sons de fogos ou trovões misturados com uma música relaxante, que começam em um volume bem baixo e vão aumentando lentamente. Ao ouvir estes sons com frequência, e de acordo com um programa cientificamente desenvolvido, o seu peludo começará a achar estes sons normais e se tornará insensível a eles. Basta seguir o programa contido no manual de intruções e deixar o CD tocando durante vários dias no ambiente em que o cachorro está.

IMPORTANTE:

O programa de dessensibilização leva de 3 semanas a alguns meses para ser completado (depende do grau de sensibilidade do seu cachorro e do tempo que você dispenderá diariamente para treina-lo). Como cada cachorro é diferente do outro, você deve acompanha-lo durante todo o tempo em que estiver trabalhando com ele usando este CD. Se ele demonstrar algum medo quando você avançar uma faixa, pare o treinamento e volte para a faixa anterior. Os sons de fogos e trovões destes CDs são reais, portanto toca-lo aleatoriamente pode acentuar o medo do seu cachorro.

DICA: Se estes CDs forem usados enquanto seu cachorro for um filhote bem pequeno ele ajudará a torna-lo um adulto mais seguro, insensível aos barulhos e auto-confiante.

(FONTE: http://www.bitcao.com.br/description.php?II=26)

 
AJUDE SEU CÃO A LIDAR COM O BARULHO

A PRIMEIRA LIÇÃO É:
nunca punir seu cão, mesmo se ele soltar aquele xixi no tapete.
Tão pouco tente confortar ou proteger demais o bicho, como dar colo, por exemplo. Isto porque as duas atitudes acabam estimulando o seu cachorro a manter esse tipo de comportamento e fobia.

O TRATAMENTO
O comportamento mais correto é tentar desviar a atenção do seu cachorro com aquelas brincadeiras que ele mais curte. Além disso, tente providenciar algum local em que ele se sinta seguro, como um armário ou debaixo da sua cama. Se ele ainda assim mostrar medo e falta de vontade de brincar, talvez seja necessário um tratamento mais intenso.

Voce pode gravar o som de fogos de artifício ou trovão( OU COMPRAR CDS A VENDA EM PETS E NA NET) e coloque para tocar em um volume baixo. Enquanto isso, confira a reação do seu bicho e tente distrai-lo com brincadeiras. Aos poucos e de tempos em tempos, vá aumentando o volume. Se ele voltar a mostrar medo, tente mais tarde. Dependendo do trauma do seu bicho, o processo pode ser longo e requerer uma dose extra de paciência.
(Fonte: Hill’s Pet Nutrition)

CRIE HAMBIENTES ACONCHEGANTES PARA QUE SEU PELUDO SE SINTA MAIS SEGURO,E TAMBÉM:

Há florais que combatem o medo. Podem ser dados com um pouco de antecedência. Mas, sempre é importante saber a opinião do próprio veterinário do cão ou do gato — garante.


OBS: CONSULTE O VETERINARIO DO SEU CÃO SÔBRE O USO DE FLORAIS.
VEJA O TEXTO SÔBRE A THUNDERSHIRT – CAMISA CALMANTE

THUNDERSHIRT “Camisa Tranquilizadora para Cães”

EXELENTE PARA CÃES COM PÂNICO DE FOGOS,TROVÕES,QUE VÃO
VIAJAR DE AVIÃO, COMPULSIVOS,etc…
A Thundershirt – Camisa Calmante auxilia os cães a se manterem calmos em situações que normalmente demonstrariam grande desconforto, inquietação, medo e ansiedade. Em casos moderados de ansiedade e fobia de sons ela pode ajudar a eliminar totalmente os sintomas, sem o uso de medicamentos. Nos casos muito severos a Thundershirt pode ser um importante instrumento no programa de modificação de comportamento, usada em conjunto com outras terapias comportamentais.
Segundo o fabricante, testes e pesquisas com mais de 1000 pessoas que usaram a Thundershirt em seus animais durante os eventos que normalmente provocavam pânico, mais de 80% dos cães se beneficiaram com o seu uso, diminuindo, significantemente, pelo menos um dos sintomas.
Além do medo com sons e da ansiedade de separação, existem relatos de cães que perderam o medo de cortar as unhas, de serem examinados por veterinários, que pararam de latir compulsivamente para estranhos, e que diminuíram a agressividade com outros cães durantes os passeios.
Treinadores nos Estados Unidos tem usado com muito sucesso a Thundershirt para acalmar e manter o foco de cachorros hiperativos e excessivamente distraídos durante as sessões de treinamento e aulas de obediência.

O uso da pressão para aliviar ansiedade e acalmar animais e pessoas tem sido uma prática comum ao longo do tempo. Alguns exemplos:



• Bebes “apertado em cueiros ficam, reconhecidamente, mais calmos, dormem melhor e choram menos do que quando estão soltos no berço.
• Técnicas de massagens e acupressão são usados para diminuir dor, ansiedade, e para acalmar a mente e o corpo.
• Pessoas com autismo usam mecanismos que pressionam o corpo para controlar ataques persistentes de ansiedade.
. Veterinários usam máquinas que pressionam o corpo de vacas para mantê-las calmas durante a administração de vacinas e certos tratamentos.

FONTE http://www.bitcao.com.br/description.php?II=192&UID=20110107103030186.213.113.82

VEJAM SÓ ESTE ARTIGO COM A AVALIAÇÃO DE QUEM USOU NOS SEUS CÃES EM SITUAÇÃO DE STRESS:
http://comediasdavidacanina.com/2011/01/07/manicomio-uma-avaliacao-da-camisa-de-forca-para-caes/


VEJA TAMBÉM ESTE LINK ONDE VOCÊ VÊ UM VÍDEO SOBRE O ASSUNTO (inglês), TEM TAMBÉM A EXPLICAÇÃO DE COMO USAR,MODELOS E MEDIDAS:
http://www.thepet-boutique.com/dog_thundershirt.htm..

PORQUE OS RUIDOS DOS FOGOS CAUSAM TANTO PÂNICO NOS ANIMAIS?

A audição dos cães é mais sensível que a humana. Eles alcançam uma frequencia maior que a nossa:
Homem – 20 Hz a 20 Khz
Cão – 20 Hz a 40 Khz
Isto significa que eles escutam sons inaudíveis para nós.


A falta da consciência também influencia muito. Quando escutamos o barulho de uma bomba, podemos até levar um susto, mas sabemos que foi alguém que produziu aquele som, pra a se divertir.
Para os cães, além de ser um som muito forte e alto, é uma surpresa. Eles não sabem a origem e podem confundir com o som de uma catástrofe natural como um terremoto, um desabamento.
Quem não se lembra dos animais fugindo da Tsunami minutos antes dela acontecer?

CUIDADO REDOBRADO COM SEU PÁSSARO

Os pássaros também são bastante afetados pelo barulho dos rojões e fogos de artifício. Em cativeiro, eles podem se debater e acabar se machucando ao prender uma asa, uma patinha ou mesmo o bico na gaiola. Alguns animais chegam a morrer em função de aceleração cardíaca provocada pelo susto.
O barulho causa um estresse muito grande aos pássaros. Por isso, não é indicado soltar fogos perto de áreas nativas. É aconselhado, em dias de jogos, colocá-los os pássaros presos em cômodos com melhor isolamento acústico.
(Redação Paraguacity)
OBS: CUBRA A GAIOLA,COLOQUE-A NUM CANTO SOSSEGADO DA CASA,E SE POSSÍVEL DEIXE TOCANDO UMA MÚSICA BEM TRANQUILA.
Esse post foi publicado em Cães e Gatos, Comportamento, Dica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s